A partir desta segunda-feira (8), os Estados Unidos da América (EUA) resolveu abrir suas fronteiras terrestres e aéreas para estrangeiros dos quais estão vacinados contra o coronavírus. Além disso, as entrevistas agendadas pelos diversos consulados do Brasil já foram retomadas porém, ressaltamos que a fila de espera segue longa. No calendário oficial das entrevistas, não há disponibilidade de datas até dezembro de 2022, informa o órgão responsável.

Devido a pandemia, o serviço necessitou ser descontinuado sendo apenas permitido para intercambistas, jornalistas e/ou pessoas que apresentassem algum motivo especial.

Comprovante da Vacina

Os brasileiros que optarem por ir para terras norte-americanas deverão apresentar o comprovante de vacinação fornecido pelo Ministério da Saúde. Além disso, é necessário estar 100% imunizado do vírus (independentemente da marca da vacina – CoronaVac, AstraZeneca ou Pfizer). Uma outra exigência obrigatória trata-se de um exame de negatividade/PCR que tenha sido realizado em até 03 dias anterior a data de embarque do passageiro.

As criança e os adolescentes de até 17 anos não necessitam da carteirinha, mas aplica-se o PCR também para grupos dessa faixa etária.

Passo a passo para solicitar o visto para os EUA

Quem solicita um visto pela primeira vez e tem entre 14 e 79 anos, deve marcar dois agendamentos (exceto em Recife e Porto Alegre, onde apenas um agendamento no Consulado será realizado). O primeiro no Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto (CASV) e o segundo na Embaixada Americana ou Consulado.

Quando fizer a solicitação, o interessado deverá selecionar a categoria de visto correta, baseada no motivo da viagem aos Estados Unidos. Ou seja, se a viagem é a lazer, a trabalho, intercâmbio, etc;

Dependendo do tipo de visto, pode haver necessidade de trazer documentos adicionais para sua entrevista.

Passo 1: Acesse o site do Consulado e complete o formulário de solicitação de visto DS-160 online. Em seguida, imprima a página de confirmação (com código de barras). È importante anotar e guardar o ID da solicitação e a resposta de segurança que foi selecionada. Você irá precisar de ambas as informações para acessar o seu DS-160 mais tarde.

Também é recomendado checar as informações solicitadas antes de enviar. Isso porque solicitações com informações biográficas incorretas não serão aceitas. Além disso, informações falsas podem tornar inelegíveis as requisições para um visto americano permanentemente.

Passo 2: Pague a taxa e marque seu agendamento. Acesse o Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto (CASV) e crie ou acesse a sua conta. Selecione a categoria do visto que irá solicitar ; pague a taxa de solicitação (MRV); selecione onde/como irá receber o seu visto e passaporte depois da entrevista;
marque os seus agendamentos para cadastro no CASV (exceto Porto Alegre) e a entrevista de visto na Embaixada ou Consulado; e Imprima a página de confirmação de agendamento do CASV ao finalizar.

Dependendo da disponibilidade, será possível marcar ambos agendamentos para o mesmo dia.

Mais informações sobre taxas de visto encontram-se disponíveis no site do CASV:

Passo 3: Compareça ao seu agendamento no CASV e à entrevista de visto.

No CASV, você irá completar o processo de cadastro antes da entrevista, que inclui a coleta de digitais e foto. Para concluir este processo, você vai precisar de: passaporte atual e anteriores (se necessário),
a página de confirmação da solicitação DS-160 com o código de barras de cada um dos solicitantes e
a página de confirmação do agendamento no CASV.

Depois, dirija-se à Embaixada ou Consulado para entrevista.

Passo 4: Se o visto for aprovado, você irá receber um e-mail quando estiver pronto, geralmente em até 10 dias úteis. Você pode recolher passaporte no CASV ou recebê-lo em casa via correspondência, dependendo da sua preferência indicada no seu cadastro do CASV.

É possível enviar um representante para retirar o visto no CASV desde que ele esteja com uma cópia do seu documento de identidade e uma carta de autorização assinada. A carta não precisa ser em inglês ou autenticada em cartório.

Saiba mais

Para embarcar nessa viagem, comprar dólar é na Sadoc. Acesse aqui