A principal diferença entre o dólar comercial e dólar turismo!

 

Com certeza você já deve ter ouvido falar sobre o dólar turismo e o dólar comercial, mas você conhece a diferença entre ambos? Afinal, qual a diferença entre eles? Vamos então entender a principal diferença, ok?

 

 

A principal diferença entre o dólar comercial e o dólar turismo é que o primeiro só pode ser operado por instituições financeiras ou empresas, dessa forma apesar de mais barato que a categoria turismo, não é possível que as pessoas físicas comprem ou vendam moedas estrangeiras pelo valor comercial.

Por este motivo deve estar se perguntando: Porque o dólar turismo é sempre mais caro?  Existe um custo operacional envolvido para assegurar a transação entre as instituições e o consumidor a qual está sujeito a flutuação diária dependendo da demanda do mercado. Além das taxas de movimentação da moeda, ainda existe o custo de logística, transporte e segurança do dinheiro em espécie, a margem de lucro da instituição e o imposto sobre operações financeiras (IOF) que varia conforme o tipo de transação.

 

ENTENDENDO O PORQUE DOS PREÇOS SER DIFERENTES

 

O mercado cambial é um dos ativos mais importantes da economia, estar sempre acompanhando o preço do dólar e controlar o fluxo da moeda é um dos fatores que mais ajudam a regular as operações comerciais do nosso país.

O dólar comercial faz referências às transações comerciais, por exemplo compra  e venda de mercadorias e serviços entre empresas. O valor é negociado entre bancos e empresas, mas o banco central brasileiro impõe um certo controle para não deixar que suba demais o preço, o que de fato descontrola as importações e desvaloriza o real, ou que o câmbio desça demais o que afeta diretamente as exportações.

Já o dólar turismo representa a cotação da moeda norte-americana para pessoas físicas que usaram a moeda durante uma viagem ao exterior ou para comprar produtos e serviços como cursos, passagens aéreas  e itens em sites internacionais. Por exemplo, embute os serviços de transporte e segurança da moeda estrangeira até o estabelecimento, manutenção de cofres, manutenção da loja ou serviço digital.

Gostou da leitura? Aproveite para conhecer tudo o que a  SADOC CORRETORA DE CAMBIO  pode te oferecer. Se preferir, fale com um dos nossos especialistas através do whatsapp.